Escola do Largo

É o nome de um lugar, situado no número 15 do Largo do Chiado. É um espaço com duas componentes, formação e criação artística.

Escola de Arte.

Esta escola surge da vontade de criar em Portugal um novo modelo de escola, assente na prática das artes, e na reflexão permanente sobre o impacto social e comunitário que a criação artística tem que ter nos meios onde se desenvolve.

Esta escola é uma resposta à necessidade da renovação da forma como se ensinam as artes em Portugal, nas diferentes etapas da aprendizagem, convocando uma equipa internacional para ensinar os diferentes módulos, dentro de uma linha pedagógica inspirada nas correntes principais do ensino artístico do último século.

A escola tem também uma atenção na criação de uma relação direta entre os alunos e o trabalho dos artistas contemporâneos das diferentes áreas, e organizará colóquios e seminários, convocando os principais pensadores e críticos para reflexões conjuntas sobre os temas fundamentais da nossa sociedade e a forma como se devem relacionar com a ação artística.

A escola segue uma preocupação com a formação integral dos alunos e de uma formação humanista e interdisciplinar das artes.

A escola terá:

1. Ensino modular por áreas artísticas: artes performativas (teatro, dança e música) e belas-artes (pintura, desenho, escultura e arquitetura).
  2. Criação de módulos comuns, que permitam a unidade dos cursos: Arte – trabalho de estúdio –discussão teórica e prática oficinal.
  3. Promoção do trabalho dos alunos e integração no mercado artístico e profissional.
  4. Criação de parcerias com as instituições internacionais mais relevantes em cada área artística.
  5. Promoção da mobilidade de alunos e docentes nas escolas internacionais.
  6. Organização de exposições e showcases no espaço da escola, e noutros espaços públicos para visibilidade e reconhecimento dos alunos e da escola.
  7. Organização de seminários e conferências, dentro da temática das Artes, Sociedade e Educação.
  8. Organização de formação artística específica para professores e outros profissionais, enquadrada nas suas necessidades.

EQUIPA

É o diretor Artístico da Escola do Largo. Foi diretor do Teatro Oficina de Guimarães, programador das Artes Perfomativas de Guimarães Capital Europeia de Cultura. Foi professor de Teatro na Universidade de Nuevo Leon, na Iberoamericana, no Instituto Andrés Soler (México) e na Universidade do Minho. Encena teatro e ópera, com especial incidência no desenvolvimento da dramaturgia contemporânea. É também diretor artístico do Centro Internacional de Dramaturgia da Guarda.

É o diretor Artístico da Escola do Largo. Foi diretor do Teatro Oficina de Guimarães, programador das Artes Perfomativas de Guimarães Capital Europeia de Cultura. Foi professor de Teatro na Universidade de Nuevo Leon, na Iberoamericana, no Instituto Andrés Soler (México) e na Universidade do Minho. Encena teatro e ópera, com especial incidência no desenvolvimento da dramaturgia contemporânea. É também diretor artístico do Centro Internacional de Dramaturgia da Guarda.

Natural de Lisboa, Pedro Portas Fontes começou os seus estudos musicais com três anos e apresentou-se como solista na Fundação Calouste Gulbenkian, CCB, São Carlos e no Teatro Carlos Alberto. Em teatro, estudou com Sara de Castro, no GTIST, e com João Rosa e Catarina Gonçalves. Mais tarde, mudou-se para os Estados Unidos onde estudou representação no High School for The Performing and Visual Arts e, depois, na University of Hartford, onde concluiu a sua licenciatura. Mudou-se para Nova Iorque e estudou com Ann Mahoney. Entrou nas produções "Coveiros" e "Hamlet Vírgula Macbeth" da Escola do Largo.

Criador, Intérprete, Clown, Diretor e Formador Interdisciplinar. Formado na École des Maîtres (Itália/Bélgica), na Escola Internacional de Teatro Jacques Lecoq (França), no Rose Bruford College (Inglaterra) e na Academia Contemporânea do Espectáculo (Portugal). Participou em diversos workshops nas áreas do Teatro, Movimento, Dança, Novo Circo (clown, corda, lençol e trapézio), Voz e Canto. Dirige, Cria, Interpreta e/ou Orienta: criações, projetos e oficinas de formação para várias entidades que vão do Teatro Físico ao Circo, tanto em Portugal como no estrangeiro.  Criador/Intérprete em espetáculos de Teatro-Dança: Butterfly Blues (1999/2000 - vencedor dos prémios crítica e público nos Rencontres Charles Dulin, Paris) e Hoje à Tarde (prémio revelação no Festival de Erlagen, Alemanha), entre outros. Ao longo do seu percurso pessoal e artístico foi desenvolvendo cada vez mais projetos e ações que cruzam componentes artísticas, sociais e espirituais.

Vila Nova de Famalicão, 1997. Fez o Curso Profissional de Artes do Espetáculo – Interpretação em Famalicão. Licenciou-se em Teatro pela Universidade do Minho e mais recentemente fez uma pós-graduação em Teatro e Comunidade na Escola Superior de Teatro e Cinema. Atualmente trabalha como atriz na Escola do Largo, em Lisboa. Entrou no nos espetáculos "Coveiros" e "Hamlet Vírgula Macbeth" da Escola do Largo.

Escreve romances, contos, peças de teatro, filmes, música. O seu último romance, Oração a que faltam joelhos (Porto Editora, 2020), ganhou o Prémio John dos Passos. Durante a pandemia, lançou ainda um livro de contos: Doutor Doente (Húmus, 2021). No teatro Lucas Pires trabalha com diferentes grupos e encenadores. Coveiros, a sua última peça, estreou a 10 de dezembro de 2021 na Guarda, pela Escola do Largo, com encenação de Marcos Barbosa. Realizou o filme Triplo A. Faz parte da banda Os Quais. Recebeu o Prémio Europa – David Mourão-Ferreira (Univ. Bari/IC, 2008) e o Grande Prémio de Literatura DST 2013 (com o romance O verdadeiro ator).

Escola do Largo
Largo do Chiado, n 15,