HAMLET VÍRGULA MACBETH

Tradução portuguesa de Tom Stoppard's Dogg's Hamlet, Cahoot's Macbeth

Estreia 7 de julho de 2022 às 21h30 (Escola do Largo)

Apresentações 8, 9 e 10 de julho de 2022 às 21h30 (Escola do Largo)

Bilhetes €10 / desconto €7,5* - venda à entrada - pagamento em dinheiro ou por MBWay

Reservas producao@escoladolargo.com

SINOPSE

Muitas vezes, o teatro é assim: uma ideia choca com outra e, dessa explosão, nasce uma visão que é mais do que a soma das partes. O nosso impulso de pegar nesta inédita peça, ou peças, de Tom Stoppard veio de duas vontades distintas. Uma nasce da investigação que a Escola do Largo anda a fazer em território shakespeariano e, mais concretamente, na peugada de Hamlet. A outra vontade concretiza-se na escolha de textos que nos permitam “conversar” teatralmente com o mundo e com o que acontece à nossa volta. Estas peças que Stoppard juntou com uma vírgula oferecem-nos isso, com o bónus de umas boas gargalhadas. Permitem-nos pôr em cena a crise da linguagem que o mundo hoje sofre (por via da dependência de ecrãs, do distanciamento social a que a pandemia veio dar nome, da formatação de vocabulário que afunila o pensamento, do domínio do discurso numérico e binário, etc.) e também testar a sempre jovem, sempre delicada questão da liberdade, questionando o que acontece quando se tenta “confinar” o teatro — esse lugar político onde ficcionamos para nos vermos de verdade, onde somos outra vez uma cidade capaz de se escutar, onde reaprendemos as formas do sonho.

FICHA ARTÍSTICA

Encenação | Marcos Barbosa

Texto | Dogg’s Hamlet, Cahoot’s Macbeth de Tom Stoppard, na tradução de Jacinto Lucas Pires

Interpretação | Luciano Amarelo, Marcos Barbosa, Cristina Coelho, Pedro Fontes, Pedro Louro, Pedro Leitão, Ana Raquel Martins e Raquel Silva

Composição musical | Tomás Wallenstein e Manuel Palha

Cenografia | Sara Amado

Figurinos | Yamilet Méndez

Desenho de luz | Pedro Vieira Carvalho

Operação luz | Júlia Ebert

Operação som Bartolo e Felipe Zenícola

Comunicação | Lucena Consulting e Paulo Pinto Mascarenhas

Cartaz | Silas Ferreira

Produção | Admirável Reino - Escola do Largo

Produção executiva | Hannah Soenens

Coprodução | Teatro Municipal Guarda, Teatro Municipal Vila Real, Casa das Artes Arcos de Valdevez, Theatro Circo Braga, Cine-Teatro Avenida Castelo Branco e Teatro Aveirense

Apoios | DGArtes – Ministério de Cultura da República Portuguesa, Brotéria, Centro Internacional de Dramaturgia, Aquilo Teatro, Calafrio, Gambozinos e Peobardos.

Classificação etária | M/12

Duração prevista | 2 horas - com intervalo

Mais informações producao@escoladolargo.com

* descontos = profissionais do espetáculo, jovem até 25 anos, sénior +65 anos, mobilidade reduzida