Uma companhia onde SE aprende,
Uma escola onde se faz

O teatro como lugar de descoberta, de partilha, de abertura à comunidade.

Arte · Pensamento · Comunidade

No coração do Chiado, no número 15 do Largo, nasce um espaço onde formação artística e criação contemporânea se encontram com o pensamento crítico e a ação social.

A Escola do Largo tem um impacto cultural marcado pela criação e partilha de projetos artísticos com a comunidade. É um espaço onde diferentes linguagens — teatro, música, escrita e literatura, pensamento, design, artes visuais, audiovisuais — se cruzam e se enriquecem. Aqui, os artistas e alunos encontram liberdade para experimentar, inovar e explorar temas como sustentabilidade, representatividade, migração e inclusão. A escola torna-se assim um ponto de encontro para quem procura a arte com significado e com um impacto real na sociedade.

Como surgiu a Escola do Largo

A Escola do Largo surgiu da vontade de criar um espaço de criação artística onde a criatividade e a consciência social caminham lado a lado.

Fundada em fevereiro de 2020 por Marcos Barbosa e uma equipa de profissionais apaixonados pelas artes, nasceu para oferecer no centro de Lisboa, um espaço de criação artística alternativo, com uma grande proximidade entre públicos e artistas, que se reflita num crescimento de uma comunidade ativa e participativa.

Acrescenta a essa visão a vontade de complementar a criação, com um modelo de ensino de proximidade, humano e conectado com os desafios contemporâneos. Desde o início, a escola aposta em metodologias práticas, projetos reais e na construção de uma comunidade onde todos aprendem e crescem juntos.

Como Chegar à Escola do Largo

A Escola do Largo está situada no coração de Lisboa, no Largo do Chiado, n.º 15 — uma zona vibrante, cultural e central.
É fácil chegar até nós, seja de metro, autocarro, elétrico ou a pé.

Metro

Linha Verde (Cais do Sodré – Telheiras): Estação Baixa-Chiado
➤Saída “Largo do Chiado”.
➤Ao sair, sobe a rua ligeiramente — a escola fica mesmo à tua frente,no n.º 15.

Autocarro

Carreiras: 758, 202, 711, 736, 774
➤Paragem: Largo do Chiado / Rua da Misericórdia
➤Caminha 1-2 minutos até ao número 15.

Elétrico

Elétrico 28E
➤Paragem: Chiado
➤Um ícone lisboeta que te deixa a poucos passos da porta da escola.

A Pé

Se estiveres pela zona do Rossio, Bairro Alto ou Cais do Sodré, o Chiado é a ponte entre todos.
➤Caminha até ao Largo, e procura o número 15 — estamos mesmo ali, à entrada da arte.

Curiosidades

Sabias que, ao lado da nossa escola, no coração do Chiado, há o sino da Igreja da Encarnação que poderá ser o mesmo a que se referia Fernando Pessoa? O poeta, que vivia a poucos metros do Largo do Chiado, ouvia o sino da Igreja e dizia que era "o sino da sua aldeia", o som que lhe trazia conforto e memória no meio da cidade. Inspirado por este som, Pessoa escreveu o famoso poema “Ó sino da minha aldeia”.

Aqui, no Largo onde estudamos e criamos, o sino continua a tocar, guardando segredos e histórias de Lisboa, como se chamasse por todos os que, como Pessoa, procuram a poesia no quotidiano.

Ó sino da minha aldeia
Fernando Pessoa

Ó sino da minha aldeia,
Dolente na tarde calma,
Cada tua badalada
Soa dentro da minha alma.

E é tão lento o teu soar,
Tão como triste da vida,
Que já a primeira pancada
Tem o som de repetida.

Por mais que me tanjas perto
Quando passo, sempre errante,
És para mim como um sonho,
Soas-me na alma distante.

Oiço-te, indo por vales
E por montes, a soar,
És o eco de outro sino
Que me anda a recordar."