DATA
5 Set. – 6 Set.
HORÁRIO
6ª: 15h – 19h | Sábado: 10h – 17h
FORMATO
Presencial
DURAÇÃO
10 Horas
PREÇO
20€ Inscrição +
120€

Pré-requisitos

· Destinado a atores e performers.
· Envio de CV, carta de motivação e foto para producao@escoladolargo.com

Coordenador de Curso

Fiora Blasi

Corpo Docente

Fiora Blasi

NÃO SEJA PALHAÇO!

WORKSHOP
INTENSIVO DE CLOWN

Quem é palhaço hoje? De onde é que isso vem? Qual é a diferença entre um palhaço e um comediante?

A oficina é dirigida a atores, atrizes e performers que já tenham experiência no mundo da palhaçaria (teatro, circo, dança) com vontade de desenvolver a sua própria autoria, ou fortemente motivado nesta direção.

O palhaço que estudaremos é um palhaço mais ligado ao teatro, primo do palhaço de circo e não tem nenhuma relação com o palhaço das festas de entretenimento - imagem estereotipada que diverte muito as crianças e menos os adultos. 

No centro do laboratório está a descoberta do próprio clown. O palhaço é uma ferramenta poderosa para qualquer ator/atriz, mas também para quem deseja colocar em jogo uma parte irónica, intuitiva e aberta de si mesmo.

A utilização do nariz vermelho faz-nos sentir claramente onde se ilumina o nosso processo criativo, é uma eficaz bússola interna que nos permite reconhecer se a nossa presença em palco é fluida, verdadeira e se está pronta para brincar, através da possibilidade de rir de nós próprios e das situações que nos constrangem. Como disse J. Lecoq: “tu não podes ser palhaço, tu é um”, isso necessariamente torna cada palhaço diferente e cada improvisação de palhaço um mundo em si.

Há palhaços que gostam de falar, outros calados, alguns muito físicos, outros metafísicos, alguns que gostam de dançar, outros que gostam de fazer acrobacias. Palhaços maus que esmagam o público, outros particularmente ingénuos... A questão é que os palhaços somos nós de uma forma muito autêntica. A arte do palhaço ajuda, portanto, a compreender a nossa poética.

Os palhaços são uma necessidade hoje em dia, fazem parte da nossa liberdade.
(J.Lecoq)

SABER MAIS